Emocional


 Sistema Nervoso e atuação da reflexologia. 
Nosso sistema nervoso possui uma rede de fibras nervosas que interligam o Cérebro a praticamente todas as partes do corpo. Estas interagem ao cérebro funções vegetativas, equilíbrio motor e as mais diversas sensações. Nos nossos pés há milhares de terminações nervosas livres que sensibilizam vias que farão sinapse na medula até o cérebro sede do sistema nervoso central. Estas terminações nervosas livres modificam os estímulos de pressão ou tato em impulsos elétricos e estes através das vias aferentes de sensibilidade chegam ao cérebro. Estes impulsos chegam às áreas nobres, onde vão liberar serotonina, noradrenalina, dopamina e acetilcolina, neurotransmissores de suma importância para o equilíbrio de todos os processos vitais. 

 Há uma melhora nos casos deSíndrome do Pânico, Depressão, medo, Ansiedade e distúrbios Emocionais que afetam não só a mente, mas o corpo como um todo; dando origem as doenças Psicossomáticas provenientes da mente que têm os sintomas refletidos no corpo. 
       
     Saiba mais sobre as doenças Psicossomáticas
As doenças psicossomáticas são provocadas por distúrbios       emocionais, como estresse, 
depressão, etc., e descontroles dos processos mentais. Essas doenças se diferem das doenças orgânicas. 
Estes problemas emocionais são responsáveis pelo desenvolvimento de sintomas que provocam danos no corpo humano como, diarréia, herpes, enxaqueca, reumatismo, úlcera, etc. 
O nosso corpo expressa as emoções através de algumas manifestações físicas como calor, dores de barriga, travamento dos dentes, etc. 
As doenças psicossomáticas podem se desenvolver, tornando-se uma doença grave, qualquer pessoa pode ter esta doença. 
Elas podem se apresentar em qualquer sistema do nosso corpo: 
Aticulações: artrite, artrose, tendinite, reumatismos. 
Cardiovascular: hipertensão, taquicardia, angina. 
Dermatológicovitiligopsoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema. 
endócrino e metabólicodiabetes
Gastrointestinal: úlcera, gastrite, retocolite. 
nervoso: enxaqueca, vertigens. 
Respiratório: asma, bronquite.


A Hipófise e o Hipotálamo


Doenças psicossomáticas tem sua principal origem no sistema nervoso.
As doenças psicossomáticas podem exercer ação na saúde do corpo de maneira intensa.

A hipófise, uma glândula que possui ligação com a região do hipotálamo no cérebro, é a responsável pelo mecanismo que desencadeia a doença, uma vez que ela produz hormônios que controlam todas as funções do organismo.

As emoções e sentimentos mais fortes são percebidos pelo hipotálamo, estas emoções alteram as funções do hipotálamo e sua conexão com a hipófise. As doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa são resultados desta alteração. Sendo assim, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas têm componente psíquico, a manifestação de doenças orgânicas é ocasionada por problemas emocionais.

O corpo possui suas próprias defesas, ou seja, ele manifesta, coloca para fora as emoções que às vezes a pessoa tenta esconder por meio de tremor, dores de barriga, gestos e travamento de dentes.



Abordagem Holística

Picture

O PAPEL DO TERAPEUTA HOLÍSTICO  

(Holística é um termo que vem do grego “holos” = igual ao todo, mais que se inspira também da palavra inglesa “wholy” = igual ao sagrado, santo. Holística é, por conseguinte um termo que ao mesmo tempo indica uma tendência ao ver o todo além das partes, ele considera  esse todo como santo e sagrado.)



Etimologicamente, o termo Terapia vem do grego Thaerapia que significa "Servir à Deus". A prática terapêutica é antiga e concilia a ligação do homem com a natureza. Todas as Civilizações Antigas possuiam suas práticas de cura como os Egípcios, os povos Xamânicos e os Gregos. Hoje o termo Terapia é utilizado pela Medicina Ortodoxa para designar alguns tratamentos médicos. 

Pelo dicionário do Aurélio, significa “a parte da medicina que estuda e põe em prática os meios adequados para aliviar ou curar os doentes”. A Medicina convencional entende que a Terapia se aplica então ao tratamento de doenças com diagnóstico prévio utilizando-se dos conhecimentos aceitos por esta medicina. Todos os tratamentos que utilizam  métodos não médicos são chamados então de Medicinas Alternativas, devido a serem  uma alternativa à medicina convencional.

E é à partir daí que começam a surgir as dúvidas e a credibilidade desta nova Medicina, que já sabemos, na verdade não ser tão nova assim. As Terapias alternativas seguem diversas linhas, dependendo de sua origem, como por exemplo a Medicina Védica (Indiana), a Medicina Chinesa, as Orientais em geral e também as resgatadas dos povos Xamânicos. Existem ainda aquelas que surgiram de estudos e pesquisas mais recentes como a Terapia Quântica e a Terapia Floral, por exemplo.


 Curiosidades

     O que é alma 
     Se você se beliscar poderá sentir que está vivo. Se alguém lhe chamar aos gritos, você certamente irá atender ao chamado. Seus sentidos lhe orientam como reagir a cada ato que ocorre em sua vida. Mas quando alguém a quem você ama muito lhe magoa ou lhe ofende, que sentido você usa para expressar o que sente, além das lágrimas que escorrem em sua face?
Sua alma!
Uma alma é Energia Divina; é existência além da matéria. É a parte de você que existe além da matéria, além de seu corpo e de seus cinco sentidos. Não pode ser vista. A alma é para o corpo aquilo que o astronauta é para a roupa espacial; funciona como uma bateria, dando vida e animação. Tire o astronauta da roupa, e esta será basicamente inútil. Tire a alma do corpo, e o corpo basicamente desmorona. (Isso é a morte - a separação entre corpo e alma).
É impossível dar uma definição concreta da alma, pois a alma não é uma entidade concreta mas abstrata. Não é matéria - é energia - mas também não é energia física. É energia Divina, um pedacinho de D'us dentro de você.
A pessoa teria de na verdade fazer calar os sentidos para sentir a alma. Se você fosse cego, surdo, mudo, sem nariz e com o tato insensível, ainda estaria vivo dentro de si mesmo. Mas que parte de você ainda está viva? Eis o que é a alma.
Você tem um corpo? Se respondeu "sim", quem é este "eu" que tem um corpo? Não poderia ser o corpo - não se pode dizer que o corpo tem um corpo. Então, isso é o que chamamos de alma
Mas como sabemos que temos uma alma? Basta me acompanhar no simples raciocínio: Você tem um corpo? Se respondeu "sim", diga-me: Quem é este "eu" que tem um corpo? Não poderia ser o corpo - não se pode dizer que o corpo tem um corpo. Então, isso é o que chamamos de alma. De forma mais abrangente, somos um composto de alma e corpo. Isso explica porque somos tão confusos, certo?
Mas como devemos expressar nossa alma? É fácil, basta seguir algumas instruções:


1. Torne-se espiritual
A espiritualidade é para sua alma aquilo que o alimento é para o corpo. Antes que você possa expressar sua alma, deve nutri-la. Um homem faminto não pode ganhar uma corrida, e uma alma faminta não pode expressar-se. Para alimentar sua alma, dê-lhe espiritualidade. Faça atividades espirituais.


2. Estude Torá (Bíblia)
Nada é mais poderoso e nutritivo para a alma que o estudo de Torá. Quando você estuda Torá, está lendo a mente de D'us. Sua alma eleva-se, fortalecendo-se com grandes pedaços de energia espiritual, que pode usar para realizar outras coisas espirituais.


3. O que são "coisas espirituais?"
São outras coisas boas e positivas que não têm resultado físico e tangível - são espirituais, portanto você não pode ver com seus olhos físicos. Por exemplo, imergir na prece ou cumprir qualquer mitsvá (preceito da Torá) é uma coisa espiritual. E atos de amor e bondade, embora sejam coisas espirituais, têm ainda o benefício de um resultado tangível, físico - um relacionamento aperfeiçoado ou uma pessoa grata por receber sua ajuda.
Rabino Simon Jacobson explica a alma desta forma:


"Uma alma é nossa identidade interior, nossa razão de ser. A alma da música é a visão do compositor que energisa e dá vida às notas tocadas em uma composição musical.


"Cada Alma é a expressão da intenção e visão de D'us ao criar aquele ser em especial. Cada um de nós é uma nota musical única, numa grande composição cósmica. É nossa obrigação descobrir nossa alma e tocar sua música singular."
Então, o que está esperando? Entre já em sintonia. Afine-se... refinando sua alma a cada dia!


    
                                                                  Você é uma alma.Você tem um corpo.


                                      Felizes são aqueles que ensinam, mas aprendem o que ensinam.